Porquê ter um Purificador de Ar em casa?

Não sabe o porquê de ter um purificador de ar em casa? O purificador de ar ajuda a melhorar o seu ar de casa, para quem tem alergias, em especial, é ótimo.

Um pequeno aparelho com grande capacidade para “limpar o ar”, através da remoção das impurezas. Os métodos de funcionamento variam, sendo os mais comuns a filtragem e a esterilização do ar.

Tipos de purificadores:

Purificador com filtro

Estes equipamentos utilizam filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) e são capazes de filtrar 99.9% das partículas presentes no ar. Sendo comum a utilização em conjunto com um filtro de carvão ativado para ajudar a reduzir odores no ambiente, como fumo e cheiro de animais de estimação.

Vantagens: Ajuda na redução do pó de casa, filtrando todo o ar que circula.

Desvantagens: Podem ser ruidosos e também gerar correntes de ar, uma vez que exigem ventilação constante. Existe ainda a necessidade de limpar o filtro do equipamento pelo menos uma vez por semana e substituí-lo a cada um ou dois anos, seguindo as instruções do fabricante.

Purificador sem filtro (esterilizadores de ar)

Os purificadores sem filtro possuem um núcleo térmico de cerâmica que aquece o ar a temperaturas até 200oC, destruindo imediatamente as impurezas como vírus, bactérias, ácaros, pólen e mofo, reduzindo também os odores. Este aquecimento está localizando apenas no interior do aparelho, não contribuindo, assim, para o aumento da temperatura do ambiente em que se encontra.

Vantagens: É totalmente silencioso, uma vez que o ar circula apenas por convecção, isto é, não há uma ventilação forçada. Além disso, devido à inexistência de um filtro, não é necessária uma limpeza, manutenção ou substituição deste equipamento.

Desvantagens: Não ajuda no controlo do pó.

Para além dos tipos de purificadores de ar mencionados acima, existem ainda alguns equipamentos que utilizam luz ultravioleta (UV) e iões (partículas com carga elétrica) para a purificação do ar, podendo ser combinados com um sistema de filtragem.

Qual o melhor purificador para a minha casa?

Existem diferentes modelos de purificadores de ar. Os mais pequenos podem ser colocados numa secretária ou prateleira, já os maiores, para purificar o ar de uma divisão de grandes dimensões, são semelhantes em tamanho a malas de viagem de cabine.

É importante também ter em consideração, durante a sua escolha, as opções de filtro, modo automático, temporizador e modo noturno.

Filtro: Caso opte pela tecnologia de filtragem, deve verificar quais os filtros que o purificador utiliza, sendo recomendada a utilização de um filtro HEPA. Contudo, tenha em mente que este possui um tempo de vida limitado, devendo ser trocado a cada seis meses no caso de utilização intensa do equipamento.

Modo automático: Este modelo conta com sensores que percebem quando o ar da casa está mais poluído, podendo ser programados para funcionar assim que a qualidade do ar diminuir. Esta tecnologia é muito útil para utilizadores mais sensíveis a alergias.

Temporizador: O temporizador pode ser muitos úteis para quem não passa muito tempo em casa e/ou possui uma tarifa energética bi-horária, ou seja, que varia conforme o horário de consumo da energia elétrica. Estes permitem programar o purificador de ar para se ligar antes da chegada a casa, garantido a limpeza do ar sem estar o dia todo ligado.

Modo noturno: O modo noturno permite manter a eficácia da limpeza do ar, mas com menos ruído. Podendo ser uma característica importante para quem pretende manter o ar limpo a qualquer momento do dia.

Visite o nosso site para ver todas estas opções de purificadores de ar.

Partilhar:

Artigos Relacionados